Pesquisar no blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

O que é uma cidade? (II)

Aristóteles afirmou que uma cidade "é construída por diferentes tipos de homens: pessoas iguais não podem fazê-la existir."

Iguais, sim, em direitos e obrigações conforme apregoa nossa Constituição Federal. Mas diferentes no sentido mais amplo possível. Evidentemente que essa igualdade não é nos moldes da Grécia antiga. Muito menos a estabelecida pelos muros, enclaves e grades.

Retomo esse tema pois essas definições de fronteiras estão modificando, aumentando ainda mais a segregação entre os habitantes das cidades. Além de invisíveis, portanto, materializam-se em formas de vias públicas agressivas ao ambiente da cidade, negando o pedestre, o ciclista, ao confinamento. Aqui, só passa quem possui veículo automotor. O transporte público nem seria mencionado aqui pois em Belo Horizonte e em muitas cidades é precário ou nem existe, como é o metrô na capital mineira. Portanto, esse fato ainda é mais segregador.

Desculpem-me se às vezes fico repetidor, mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Então, pergunto mais uma vez, e aí?

Nenhum comentário: