Pesquisar no blog

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Células do ser humano inspiram arquitetura

The New York Times

John Schwartz

Um instituto de pesquisas biomédicas em Chengdu, China, está planejando mostrar um verdadeiro comprometimento para princípios científicos ao erguer um edifício inovador inspirado em células.

As saliências na superfície do prédio são as salas de reunião e têm a intenção de representar as proteínas acopladas na membrana celular. As salas interiores, com o formato de mitocôndrias, chegam ao limite do surreal.

O projeto têm sido visto como engraçado ou até mesmo bizarro, mas a intenção é séria, de acordo com Shuguang Zhang, diretor associado do Centro de Engenharia Biomédica do Massachussetts Institute of Technology, que trabalhou junto com dois graduados do MIT, Sloan Kulper e Audrey Roy, para trazer seu sonho de uma “arquitetura bio-inspirada” para a realidade.

“A natureza construiu este tipo de coisa há bilhões de anos, e finalmente os seres humanos conseguiram copiar”, afirmou Zhang, que é o conselheiro-fundador do Instituto de Tecnologia Nanobiomédica e Biologia Molecular em Chengdu.

Para muito que não compartilham de tal entusiasmo, pode parecer como se alguém tentasse fazer um edifício comercial a partir de um doce e ele derretesse no sol. Mas para Zhang, edifícios padrão, com suas linhas retas e formatos convencionais, são “entediantes” e os trabalhos mais imaginativos como aqueles de Antoni Gaudi e Frank Gehry ressoam.

“As pessoas irão olhar de qualquer modo”, afirmou ele, “ou eles irão amá-lo, ou odiá-lo”, e as crianças se inspirarão a aprenderem Biologia.

Ele afirmou ter rejeitado cerca de uma dúzia de projetos de Kulper, um ex-aluno, antes de aprovar o projeto atual. “Alguns pareciam queijo suíço”, afirmou Zhang. “Um outro parecia um bolo”.

Ele espera que a construção custe 12 milhões de dólares e ela ainda está na fase de arrecadação de fundos, afirmou Zhang.

Ele afirmou que duvidava que as pessoas realmente fossem odiar o edifício. “É biologia”, afirmou ele. “Quantas pessoas odeiam árvores? Quantas pessoas odeiam moluscos e cogumelos?”

“Quando a Torre Eiffel foi construída”, acrescentou Zhang, “a maioria da população de Paris achou-a horrível. Hoje ela um dos maiores símbolos da França”.

fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário: