Pesquisar no blog

sábado, 7 de julho de 2007

Raffaello Berti: O primeiro arquiteto de Belo Horizonte

O arquiteto italiano Raffaello Berti teve fundamental importância na arquitetura da cidade. Apesar de não poder assinar seus projetos, em decorrência da legislação que negava a autoria a profissionais estrangeiros, atribui-se a ele obras arquitetônicas como a Prefeitura Municipal, a sede do Minas Tênis e a Santa Casa de Misericórdia. Berti é considerado um dos ícones da arquitetura nacional e em especial de Belo Horizonte, conhecida por ser a primeira cidade planejada do Brasil.

Para comemorar o centenário de Raffaelo Berti, a capital mineira realizou em 15 de abril de 2000 o lançamento do livro: RAFFAELLO BERTI: PROJETO MEMÓRIA, que reúne parte do acervo dos trabalhos do arquiteto e conta um pouco de sua história. Raffaello Berti é autor de mais de quinhentos projetos arquitetônicos no Brasil, principalmente em Minas Gerais. A iniciativa de resgatar para a posteridade a memória de Berti partiu de seu filho arquiteto Mario, que estruturou o trabalho de documentação da obra completa do pai, mas não o concluiu; faleceu antes. Os trabalhos tiveram seqüência com sua esposa, a jurista, Silma Mendes Berti, professora de Direito Civil. Contou a Professora Silma com a assessoria da arquiteta Maria Alice de Barros Marques Fonseca e com a participação dos arquitetos Silvio Podestá, da AP Cultural e Jomar Bragança de Matos da DPI - ex-alunos dos professores Raffaello e Mario Berti - e da equipe da AJS.

Dentre os mais de 525 projetos e 3000 plantas, a equipe da AJS selecionou os documentos que foram digitalizados, utilizando equipamentos de várias marcas e modelos, elaborou um trabalho que possibilitou a boa qualidade da edição do livro, com a entrega dos documentos de projeto em arquivos a resolução de 200 pontos por polegada em extensão TIF , além das aquarelas e fotos coloridas da coleção de Berti a resolução de 300 pontos por polegada.

Todos os projetos e plantas foram digitalizados em "tons de cinza" para permitir ao leitor a visualização de cada detalhe de dobras, manchas, carimbos de órgãos na época de cada projeto, tonalidades e a identidade visual de cada desenho.

Alguns dos principais projetos do arquiteto Raffaello Berti em Belo Horizonte são a Prefeitura de Belo Horizonte, Sede Social do Minas Tênis Clube e Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - 1941.

Trajetória

Natural da pequena Collesalvetti, na província italiana de Pisa, Raffaello Berti tinha 21 anos quando chegou ao Brasil. Formado na Real Academia de Belle Arti, em Carrara, o arquiteto desembarcou em 1922 no Rio de Janeiro, onde atuou num dos maiores escritórios de arquitetura da cidade. Lá, participou de trabalhos importantes, como a construção do Jóquei Clube e da Câmara dos Deputados.

Depois de casar-se com a carioca Aracy Marques da Silva Nunes, com quem teve quatro filhos, Berti mudou-se para Belo Horizonte a convite do amigo e sócio Luiz Signorelli. Ao lado de outros influentes profissionais, Berti fundou, em 1930, a Escola de Arquitetura da UFMG, onde lecionou durante 37 anos. Além de receber títulos e condecorações por todo o mundo, o arquiteto consagrou-se como autor de obras que, até hoje, marcam o cenário de inúmeras cidades brasileiras, como a igreja matriz e a casa paroquial de Itaúna; e a sede social do Minas Tênis Clube e o Cine.

fonte: www.personavip.com.br

Nenhum comentário: