Pesquisar no blog

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Paradigmas ou paradoxos da educação (II)



Estamos discutindo na blogosfera o ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Afinal de contas, para aprender teoria o aluno necessita saber projetar? A recíproca, a meu ver, é verdadeira?

Por óbvio deve-se saber teoria para projetar. Pois chegamos até aqui não foi na base da tentativa e erro somente. Houve muito estudo, muita pesquisa, muito diálogo.

Mas para saber teoria precisa saber projetar?

Talvez não. Mas se desvincular a teoria do projeto, as nossas faculdades, que andam com quorum sofrível, entrariam em colapso, pois não teriam fonte financiadora: a mensalidade dos alunos (a maioria das escolas são particulares).

Sim, porque quem gosta de teoria, ao entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo, pode gostar de projetar. Mas essa pessoa, ao entrar em uma faculdade e saber que existem essas duas possibilidades - curso teórico de Arquitetura e Urbanismo e curso prático de Arquitetura e Urbanismo -, não pensaria duas vezes.

Ainda que no curso de Arquitetura e Urbanismo o aluno pudesse escolher, a profissão também estaria em risco. Se hoje que não há essa desvinculação nos currículos há muito arquiteto teórico (nada contra), o aluno podendo escolher antes de formar, de entrar no mercado, esse número aumentaria.

É uma discussão complexa, reconheço, mas falta discutí-la, pelo menos no Brasil.

Nenhum comentário: