Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Expansão Urbana




A primeira imagem vê o skyline do Bairro Belvedere. A esquerda o Bairro Vale do Sereno em Nova Lima.

A segunda imagem é um "render" do escritório de arquitetura Dávila que projetou muitos edifícios na região e urbanismo de alguns condomínios. Esta vista é da BR 040.

Conversando com uma amiga arquiteta, Juliana Chammas, sobre a expansão do Sul de Belo Horizonte e sobre a ocupação desenfreada dos condomínios residenciais naquela região (tema de sua dissertação), fui reler uns trechos da dissertação da Maysa Gomes Rodrigues sobre a expansão urbana nos bairros Belvedere III (em Belo Horizonte) e Vila da Serra, Vale do Sereno (em Nova Lima), Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ambas, apesar de terem formação acadêmica diversa, falam praticamente da mesma coisa e entendem ser nocivo tal expansão.

Na dissertação são expostos os impactos advindos do acentuado e acelerado processo de verticalização da região, a partir de dados sobre o licenciamento para edificações na área.

Além de abordar a falta de políticas regulatórias de caráter metropolitano, que atuem como articuladoras entre os interesses dos municípios e da região.

E conclui que a análise dos casos revela o papel decisivo da esfera política no que concerne ao cumprimento ou não da legislação e ao avanço ou retrocesso da gestão urbana.

A Juliana, além disso, ressalta que a região é área de recarga de lençol freático e que os ventos que entram dali são de suma importância para a renovação do ar da capital mineira. A ação antrópica afeta negativamente o meio ambiente de maneira geral, sem querer ser redundante.

E hoje, véspera de eleições municipais, não se ouve nada sobre o assunto. Não é discutido por nenhum candidato.

A região está em franca expansão e se nada for feito, a médio prazo, principalmente os impactos ambientais causados pela ocupação serão de difícil reparação.

Depois de muito estudo acadêmico, artigos publicados, notícias veiculadas, nada muda.

4 comentários:

Anônimo disse...

sou estudante de direito e estou fazendo meu projeto de monografia. o tema que escolhi é exatamente o exposto no que o sr. disse sobre a dissertação de juliana chammas. por favor, gostaria de ter acesso a tal texto. conforme for envio meu contato. obrigada, laura

Marco Antonio Souza Borges Netto - Marcão disse...

Laura,

Tudo bem?

A dissertação da Juliana ainda não está disponível em formato digital e está em francês.

Contudo, sugiro a dissertação "Zona de fronteira: os limites da gestão urbana :estudo de caso sobre a expansão recente da zona sul de Belo Horizonte e norte de Nova Lima", da Maysa Gomes Rodrigues, que segue a mesma linha da Juliana.

Tem exemplar dela disponível para empréstimo e consulta na biblioteca da PUC Minas. E no link http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_BDPPrincipal.html você tem acesso à biblioteca digital de teses e dissertações da PUC Minas. A dissertação da Maysa deve estar lá.

Qualquer dúvida, pode perguntar.

Bem vindo ao blog e abraços,

Marcão.

Marco Antonio Souza Borges Netto - Marcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Antonio Souza Borges Netto - Marcão disse...

Laura,

O link saiu quebrado o certo é:
http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_BDPPrincipal.html.

Se não der, procure no site da PUC Minas o link para a biblioteca digital.

Abraços,

Marcão.