Pesquisar no blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Arrudas transbordou mais uma vez


Erramos a previsão. O Arrudas transbordou depois de 30 anos pela segunda vez em menos de um mês. A matéria encontra-se abaixo.

Reitero que isso se deve, inclusive, à impermeabilidade do solo da capital mineira. Sempre quando ocorre enchentes, o fator principal das inundações é a urbanização desregrada.

-----------------------

"A chuva voltou a trazer medo aos moradores que vivem nas proximidades do Ribeirão Arrudas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No final da tarde desta quinta-feira, o temporal que atingiu a Grande BH deixou uma pessoa morta na região do Barreiro, na capital, alagou ruas e avenidas e derrubou pontes. Segundo a Polícia Militar, a vítima é uma mulher, que foi encontrada debaixo de uma Kombi, às margens da Avenida Tereza Cristina.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até às 18h50, foram registrados 54 chamados de inundações, dois de desabamentos e um de queda de árvore. A região do Barreiro, em Belo Horizonte, e as a vilas Dom Bosco, São Paulo e Elisabeth, em Contagem, foram os pontos mais atingidos pela chuva. Uma agência do banco Itaú, na Avenida Olinto Meireles, no Barreiro, foi inundada.

O temporal fez com que o nível do Arrudas subisse rapidamente, e a força da correnteza derrubou duas pontes no Bairro das Indústrias, em BH, o que congestionou o tráfego na Via do Minério.

No bairro Amazonas, em Contagem, os bombeiros receberam um chamado de um carro que foi arrastado junto com a condutora pela correnteza. No bairro Tirol, três vitimas foram levadas pelas águas do Arrudas no final da Avenida Tereza Cristina. As vítimas teriam tentando se agarrar em uma árvore.

Um barracão foi soterrado após o desabamento de um barranco no bairro Flávio Marques Lisboa, também na região do Barreiro. Ainda não existem informações sobre vítimas.

De acordo com a BHTrans, a Avenida Tereza Cristina ficou alagada e intransitável na altura dos bairros Tirol, no Barreiro, e Betânia, na Região Oeste. A Estação Barreiro do BHBus foi inundada e a Estação Diamante ficou sem luz.

Na virada do ano, o Ribeirão Arrudas transbordou e deixou um rastro de destruição e matou cinco pessoas." Fonte: Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário: