Pesquisar no blog

terça-feira, 17 de março de 2009

Tempestade alaga Belo Horizonte



Jornal Estado de Minas: "A forte chuva que caiu na noite desta segunda-feira (16/03/2009) voltou a causar estragos em Belo Horizonte. Houve inundações em alguns pontos da cidade, e vários bairros ficaram sem energia elétrica. Uma morte foi registrada, no Santo Antônio, região Centro-Sul da capital. O nível da água subiu no Ribeirão Arrudas, na Avenida Tereza Cristina, na altura do bairro Salgado Filho, Oeste de BH, arrastando veículos estacionados no local.

O óbito foi registrado na Avenida Prudente de Morais, na esquina com a Rua Joaquim Murtinho, no Santo Antônio. Um casal de idosos, acompanhado da filha, estava dentro de um veículo e trafegava pelo local, quando a pista ficou inundada. A condutora, a filha, não identificada, tentou atravessar a enxurrada, mas o carro ficou preso e o nível da água subiu rapidamente.

Vários pontos da cidade sofreram alagamentos. Na Avenida Tereza Cristina, altura do bairro Salgado Filho, o Ribeirão Arrudas transbordou e a água arrastou vários carros estacionados no local. No Centro de BH, houve inundação no prédio da Contax."

É a terceira vez em menos de seis meses que o Ribeirão Arrudas transborda. O Arrudas transbordou no dia 31/12/2008 depois de 30 anos. De lá pra cá foram mais duas inundações.

Até quando o Poder Público e a sociedade contiuarão utilizando técnicas conservadoras e impactantes para produzir o espaço?

No Integração estamos com um projeto piloto que pretende a recuperação sócio-ambiental da Área da Cascalheira, na região Sul de Belo Horizonte e Norte da cidade de Nova Lima. Este projeto busca, dentre outras coisas, novas alternativas para a drenagem das águas e pavimentação das ruas de um condomínio. Tais técnicas podem ser aplicadas em qualquer lugar.

Mais tarde falo sobre esse projeto, pois apresentaremos ele quinta-feira. Se eu não falar, por favor, avisem.

Nenhum comentário: