Pesquisar no blog

domingo, 17 de maio de 2009

Recuperação socioambiental da Área da Cascalheira

No dia 3 de junho começa o Seminário de Integração Ambiental da PUC Minas. "O Seminário objetiva dar visibilidade as ações efetivas em relação a temática ambiental no âmbito da puc minas e criar novas possibilidades e perspectivas a partir da articulação destas ações. O evento é uma oportunidade de socializar a produção e o potencial da PUC Minas e parceiros, com ênfase nas iniciativas voltadas as áreas protegidas e seu entorno, considerando biodiversidade, sustentabilidade e populações tradicionais. A data proposta coincide e comemora ainda o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 junho – favorecendo o conhecimento, divulgação e a reflexão da comunidade acadêmica".

Apresentaremos no Seminário 2 projetos, além do Escritório de Integração em si. Acesse o blog do E.I. para conhecer todos os projetos.

Diretamente e formalmente trabalho no projeto financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas intitulado "Recuperação socioambiental da Área da Cascalheira: resgatando a cultura tecnológico-construtiva local, em parceria com a Associação dos Moradores do Condomínio Jardins de Petrópolis – Nova Lima – MG".

Abaixo, encontra-se o resumo do projeto que esperamos seja concretizado. As conversas com a Prefeitura de Nova Lima estão adiantadas e o Prefeito Carlos Rodrigues demonstrou, desde o início, interesse. É importante para a área e para a região a viabilidade do projeto.

Resumo do Projeto:

A região, objeto de estudo, é localizada na parte central do município de Nova Lima, Minas Gerais, a sudoeste da mancha urbana correspondente ao núcleo urbano sede do município, e é afetada por processos de degradação físico-ambiental, de origem antrópica, sendo encontradas nela, de maneira difusa e generalizada: erosões com ravinamento e voçorocamento, atingindo as redes de mesoestruturas implantadas, com assoreamento dos cursos d'água e destruição da cobertura vegetal.

O projeto prevê a cooperação tecnológico-cultural entre a Associação dos Moradores do Bairro Jardins de Petrópolis e o Escritório de Integração do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – EI/DAU/PUCMinas para a recuperação do equilíbrio ambiental da Área da Cascalheira, através do resgate do conhecimento tecnológico tradicional local, seu aprimoramento e difusão para que seja aplicado de maneira sistemática em toda a área objeto da intervenção, com emprego de mão-de-obra local.

A proposta é que a partir dos problemas identificados seja elaborado um estudo integrado sobre as origens e as manifestações dos problemas existentes para a busca de soluções ambientalmente sustentáveis, compatíveis e de baixo impacto, junto à comunidade local. A implementação das propostas será conduzida pela Associação de moradores em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Lima, utilizando mão de obra local capacitada. As soluções encontradas serão sistematizadas e divulgadas através a criação de um catálogo para que, além de serem adotadas na área, possam servir de referencia para lugares onde se manifestam patologias de mesma natureza, inclusive assentamentos informais.

A ideia base é a implantação de um processo que incorpore a dimensão do monitoramento, controle e gestão, diluindo ao longo dele os impactos das soluções propostas, vistas como etapas estratégicas para o re-equilíbrio ambiental do lugar. Com isso, não se pretende atacar a situação atual de emergência, pelo contrário, para ela serão previstas medidas de impacto para estancar as situações mais graves. As medidas consideradas de impacto nesta fase emergencial nada terão a ver com as medidas de impacto previstas em propostas consideradas usuais e serão moldadas dentro da visão que permeia esta proposta, ou seja, priorização de tecnologias que possam aproveitar os recursos locais sobre tecnologias hegemônicas mas dependentes de materiais e equipamentos transportados a longas distâncias, como por exemplo, o concreto armado ou das pavimentações asfálticas.

O impacto da ação emergencial será visível na alteração geométrico-visual da área. As ações sucessivas previstas no processo visam a metabolização destas soluções graças à reapropriação do lugar por parte do ecossistema local, que será muito parecido com aquele presente antes da intervenção humana que originou os problemas existentes.

Este trabalho vem sendo desenvolvido pelo EI/DAU/PUC desde o ano de 2004 em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Jardins de Petrópolis, sendo assim, este projeto de pesquisa se configura como a continuação de um trabalho pautado no conhecimento dos reais problemas abordados e nas soluções possíveis de recuperação da área em questão e se constitui um importante momento para a consolidação, sistematização e circulação do conhecimento entre a comunidade local e a comunidade acadêmica.

EQUIPE do E.I.:

• Coordenação: Alfio Conti e Margarete“Leta”
• Administrativo: Bruna Oliveira
• Estagiários: Alecsandra Cunha, Érico Oliveira, Fernanda Mingote, Laís Grossi, Lisandra Silva, Luana Silva, Luiza Soares, Marcelo Duarte, Marco Antonio Borges Netto, Mateus Hermeto, Renata Duarte.

4 comentários:

Ana Paula disse...

Marco, que projeto interessante e bacana. Tomara que saia do papel e se torne realidade. Bom seminário!

Marco Antonio Borges disse...

Ana,
Obrigado,
Abraços.

Wanderlei disse...

Olá Marco,
Sou morador do Jardins, quando vamos retomar este projeto ? O que falta ?

Um abraço e parabéns ...

Marco Antonio Souza Borges Netto - Marcão disse...

Wanderlei,

Seja bem vindo!

Falta a Prefeitura de Nova Lima se tornar efetivamente nossa parceira.

Trabalhamos no Jardins desde 2004 e sempre esbarramos no Poder Público. Esse é o segundo ou o terceiro projeto que a PUC financia para o Jardins. E espero que financie outros.

Sei que o Alfio, coordenador do projeto, está negociando com a Prefeitura e com o proprietário do terreno da Cascalheira, junto com a Associação.

Qualquer dúvida, o pessoal da Associação tem os contatos do Escritório de Integração/PUC e também estou à sua disposição.

Abraçõs,

Marcão.