Pesquisar no blog

sábado, 5 de setembro de 2009

Estagiários do Escritório de Integração - CAU/PUC fazem bonito no Concurso "Mãos à Obra Precon" do MINASCON


O Concurso Mãos à Obra Precon/FIEMG elegeu, no dia 04/09/2009, os melhores trabalhos acadêmicos individuais e de grupos de até seis integrantes que tenham aplicação em empresas nos seguintes temas: Projetos de Ecoeficiência, com redução de emissão de CO2; Projetos de Sustentabilidade no setor de distribuição de energia elétrica; Projetos de Sustentabilidade no setor da construção civil (cadeia); Projetos de Sustentabilidade no setor da construção pesada; Sistemas Construtivos Industrializados. O concurso Mãos à Obra é idealizado com o objetivo de aprofundar o debate sobre soluções que impactam a produtividade da indústria da construção e aproximar estudantes de arquitetura e engenharia do setor produtivo.

O concurso foi aberto para trabalhos como monografia, estudo de caso, pesquisa e trabalho de conclusão de curso de estudantes de qualquer período regularmente matriculados em cursos de graduação e ou pós-graduação de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo das escolas de Minas Gerais.

A avaliação dos concorrentes aconteceu em três fases eliminatórias: triagem dos trabalhos conforme as exigências do regulamento, feita por funcionários do Sistema FIEMG/Câmara da Indústria da Construção; análise dos projetos por uma banca formada por profissionais de reconhecida atuação no temas e autoridades do segmento empresarial; e avaliação das apresentações do(s) autor(es) dos trabalhos concorrentes em PowerPoint à banca examinadora acima descrita.

Pela primeira vez, em seis anos, concorreram ao prêmio trabalhos de escolas de cidades do interior de Minas Gerais.

Os dois trabalhos inscritos pelos estagiários do Escritório de Integração do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC foram classificados pra a terceira e última fase do Concurso Mãos à Obra Precon. E foram os únicos trabalhos de Arquitetura e Urbanismo classificados para esta fase do concurso.

Segundo o presidente da Banca Examinadora, tendo em vista a qualidade técnica dos projetos de todo o Estado e os benefícios que eles trarão e trazem para a sociedade, não seria justo premiar apenas um. O MINASCON premiou dois projetos.

Um deles foi o trabalho elaborado, desenvolvido e apresentado pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Lisandra Silva e Marco Antonio Borges Netto, com o auxílio das estudantes Renata Duarte e Alecsandra Cunha, do curso de Arquitetura e Urbanismo e Geografia, respectivamente. O trabalho foi orientado pelas professoras do CAU/PUC Vanessa Brasileiro e Margarete Maria de Araújo. O trabalho intitula-se: Utilização do entulho da construção civil na reabilitação de áreas degradadas por erosão: estudo de caso para a reabilitação ambiental de antiga área de exploração mineral.

Vale ressaltar que o Escritório de Integração tem como metodologia de trabalho a participação de todos os professores e estagiários em todos os projetos do Escritório.

Portanto, o prêmio também é de todos professores, funcionários e estagiários do Escritório de Integração que nos ajudaram, de alguma maneira, como no convívio diário da rotina universitária, dentro das salas de aula e no EI.

2 comentários:

Marco Antonio Souza Borges Netto - Marcão disse...

Prezado Marcão, demais Alunos, Professores e Funcionária do EI,

Recebi com imensa satisfação o resultado dessa merecida premiação!
Parabéns à equipe do EI, não só pela competência e seriedade com que todos
vêm desenvolvendo as atividades de extensão em andamento, como também pela
costumeira dedicação e alegria com que as realizam! Que o trabalho do EI
sirva de exemplo para os demais alunos e professores do Curso!

Abraços a todos!

Profa. Jeanne Marie Ferreira Freitas
Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas

Anônimo disse...

Caros Marco Antônio, Alecsandra, Lisandra e Renata

A Precon ficou muito satisfeita em ver a produção do seu grupo para o Concurso Mãos à Obra, realizado durante a Minascon. Participamos ativamente dessa premiação, pois acreditamos na geração de conhecimento em prol de soluções inovadoras e sustentáveis para o segmento da construção.

Os trabalhos apresentados mostraram que o meio acadêmico e os futuros profissionais estão atentos e trilhando o caminho da sustentabilidade.

Parabéns pela conquista dentro do Mãos à Obra Precon. Esperamos ver esse mesmo brilhantismo quando forem profissionais no mercado da construção.

Sucesso!

Bruno Simões Dias
Presidente