Pesquisar no blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAC Bom Despacho realizam mostra dos trabalhos realizados durante o semestre

Criatividade, muita pesquisa e dedicação foram quesitos apresentados pelos alunos do 1º, 3º e 5º períodos de Arquitetura e Urbanismo para a realização dos trabalhos.

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de julho de 2010 acontece a mostra dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, no hall da UNIPAC Bom Despacho.

A Mostra surge como um instrumento na busca do caminho desse almejado "progresso ordenado" no preparo do aluno, extrapolando as paredes da sala de aula. A exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, traz consigo a possibilidade da discussão, do debate sobre as questões urbanas e do que eles estão projetando para este novo País.

O objetivo é expor os trabalhos, além de mostrar a produção artística e acadêmica, fruto do aprendizado no semestre, reunindo os trabalhos de ingressantes e veteranos.

De acordo com a coordenadora do curso, Renata Filippetto, esta prática é usual nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, pois o trabalho do arquiteto é visto e analisado pela sociedade. “Mesmo que ainda como aprendizes podemos perceber o cuidado artístico e propriedade investigativa nos projetos de edificações e estudos urbanos, a iniciativa é resultado de um processo de integração entre docentes e alunos.”

Os alunos do primeiro período trabalharam com banners, maquetes e desenhos em moldura na disciplina Representação I e Projeto I, ministrada pelos professores Bruna Nicole, Eduardo Caetano e Júlio Campos. Segundo as alunas Débora dos Santos e Andresa Maria Maciel de Araújo, ambas de Pompéu/MG, o tema do trabalho para o 1º período foi “Cadeira para acompanhante de hospital”, “este foi um trabalho muito gratificante, pois já no primeiro período nos deparamos com uma experiência tão inusitada, uma proposta de melhorar o conceito do ambiente do hospital para um lugar mais aconchegante, que lembre quarto de hotel, adoramos.”

Os alunos do terceiro período trabalharam com Pranchas de projetos diversos na disciplina Desenho técnico e Projeto II, com os professores Renata Filippetto, Gustavo Cirillo e Flávia Araújo.

Os alunos do quinto período trabalharam com banners sobre estudos urbanos envolvendo a região, dentro da disciplina Estudos Urbanos I com o Professor Marco Antonio Borges. A aluna Renata Baeta, de Bom Despacho/MG, explicou que o objetivo do trabalho de seu grupo foi propor soluções de menor impacto ambiental, diante da avaliação dos problemas detectados na região.

A Professora Renata explica que os alunos puderam colocar em prática o conceito de percepção ambiental. “O resultado esperado foi um diagnóstico e soluções pontuais de desenvolvimento urbano, e ressaltou ainda que no segundo semestre foi desenvolvido projetos de arquitetura e urbanismo, onde os alunos do terceiro período tiveram como objetos de estudo e proposição os temas: uma pequena fábrica de calçados, a escola e a casa. “Nesta exposição de projetos vimos o aprendizado do desenho de representação e as primeiras propostas arquitetônicas, ainda que de estudos, que revelam possibilidades criativas para a região."

Para o professor Eduardo Caetano, que leciona a disciplina representação 1, os alunos do curso de Arquitetura precisam saber desenhar, se expressar através do desenho, já que o planejamento nasce no papel. “Precisamos mostrar a que viemos, e só o faremos se tivermos coragem de nos mostrar, mostrar o nosso trabalho, a nossa arte.”

O professor Marco Antonio Borges, que leciona a disciplina Estudos Urbanos I, considera positivo o trabalho pois, explicou que durante um semestre os alunos puderam perceber que a cidade é um sistema que, sem planejamento e estudo, um projeto mal executado afeta não só o local dele, e sim, várias regiões, e o oposto também ocorre.

A exposição dos trabalhos finais é prática comum na escola de arquitetura e urbanismo, pois o trabalho do arquiteto é sempre de conhecimento público. O fato dos trabalhos discentes serem avaliados e expostos ao juízo de gosto da comunidade é uma preparação para o que acontecerá nas obras e intervenções dos futuros arquitetos. Além disso, a exposição de todos os períodos estimula a criatividade, interação e técnicas a serem utilizadas pelos alunos nas próximas disciplinas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIPAC.

Nenhum comentário: