Pesquisar no blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Habitação de Interesse Social: um desafio de projeto











Do Suco de Tangerina: "É melhor fazer meia casa boa, do que 1 casa ruim", segundo o Arquiteto da Elemental Alejandro Aravena. 

Em julho foram divulgadas as primeiras imagens do seu projeto para a favela de Paraisópolis, e o primeiro do Elemental aqui no Brasil.
Abaixo, texto extraído do Arqbacana sobre o projeto:

"Ainda em fase de desenvolvimento, o projeto habitacional de Alejandro Aravena para a favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, é o primeiro feito pelo arq chileno no Brasil. Com 40 m² de área, os apartamentos podem ser expandidos pelas famílias, que devem seguir o projeto do escritório de arquitetura chefiado por Aravena: o Elemental. As obras estão previstas para começar em agosto deste ano. 

Em entrevista concedida ao repórter Mario César Carvalho para o jornal Folha de S. Paulo, publicada na segunda-feira, dia 19 de julho, Aravena conta que privilegiou a “qualidade da moradia”. Segundo ele, “a política previa 40 m² para sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. Tudo ruim. Foi aí que surgiu a ideia central do Elemental: é melhor fazer meia casa boa do que uma casa ruim. Mas se você olha 40 m2 como metade de uma casa boa, a pergunta é:  que metade fazemos? A resposta foi: a metade que uma família nunca vai fazer bem”, disse o arquiteto à Folha.

De acordo com Aravena, esta parte - que deverá ser custeada pelo Estado - corresponde ao banheiro, a cozinha e a estrutura. “É preciso levar o DNA da classe média para a favela, para que a habitação se transforme em investimento e deixe de ser gasto social”, acrescenta o chileno.

Essa ideia, aliás, já havia sido aplicada por Aravena no conjunto  habitacional Quinta Monroy, em Iquique, no Chile, onde os apartamentos de 36m² podem ser ampliados pelos próprios moradores para 70m².

Para Aravena, o programa governamental “Minha Casa, Minha Vida” deixa a desejar quando não aproveita a capacidade das famílias para construir parte dos imóveis por conta própria. 

Formado pela Universidade Católica do Chile em 1992, Alejandro Aravena ganhou o Leão de Prata na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2008. Em 2004, foi eleito pela revista norte-americana “Architectural Record” um dos dez profissionais com maior projeção na vanguarda arquitetônica. É autor de projetos como um edifício para o Campus da Vitra, na Alemanha; a Escola de Medicina e as Torres Siamesas, no Chile."


Dito isto, pergunto:

Tendo em vista o projeto do pessoal da Elemental, a penúltima foto acima, podemos afirmar que estamos saindo da estagnação projetual no que tange a questão habitacional? Será que o Poder Público está atinando para a qualidade dos projetos?

Vide os exemplos acima de Gropius e do Mies (primeira e segunda fotos respectivamente) de aproximadamente 1925/1930. Chamo a atenção de que o carro é da época do conjunto habitacional.

Ou vocês preferem os "bons" e velhos predinhos e casinhas da COHAB e cia (última foto)?

Nenhum comentário: