Pesquisar no blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto de alunos de Arquitetura na Bienal Internacional de São Paulo

Quem estiver em São Paulo nos dias 2 de novembro a 4 de dezembro, vale a pena conferir a Nona Bienal de Arquitetura de São Paulo. Acompanhem a apresentação do projeto "Comunidade Dandara". 

Para saber um pouco mais sobre o projeto, clique AQUI.

"O projeto 'Comunidade Dandara', objeto do trabalho final de graduação de Tiago Castelo Branco, egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, orientado pelos professores Rogério Palhares e Margarete Maria de Araújo Silva, foi selecionado para participar da Exposição Geral de Arquitetos da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, que acontece entre os dias 2 de novembro e 4 de dezembro, no Ibirapuera. 

Também participam do projeto a professora Margarete Maria, os alunos Érico de Oliveira Silva, Lais Grossi de Oliveira, Marco Antonio Souza Borges Netto, Pedro Henrique Barbosa Ribeiro, Thiago Rosa, além de professores e alunos das escolas de Arquitetura e de Geografia da UFMG. 

Em abril de 2009, 887 famílias ocuparam um terreno na periferia de Belo Horizonte, nas proximidades da Pampulha. A esta ação foi dado o nome de Ocupação Dandara. A arquitetura gerada por essa ocupação foi elaborada por estudantes e profissionais de Arquitetura e Geografia, com a participação dos moradores. 

A partir disso, foram produzidas diferentes concepções de loteamento, respeitando a legislação vigente. O projeto Comunidade Dandara é uma compilação de projetos nessa comunidade a partir do trabalho final de graduação de Tiago Castelo Branco, até o projeto de alternativa de adensamento apresentado nas negociações junto à construtora Modelo, proprietária do terreno, e representantes do poder público.

O projeto desdobrou-se e uma equipe coordenada por Tiago, atualmente arquiteto urbanista, estuda e analisa a Ocupação Dandara sob vários aspectos, buscando elaborar propostas e soluções para melhorar a qualidade de vida da comunidade e do meio ambiente". Fonte: PUC INFORMA

Nenhum comentário: