Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de abril de 2007

A Cidade

"Apresentaremos algumas definições de CIDADE, coletadas para exemplificar os vários sentidos e diferentes tendências teóricas que pode se denotar ao termo, de acordo com o repertório ou especialização do autor.

Cidade é: "uma relativamente grande e densamente concentrada aglomeração de indivíduos heterogêneos que vivem sob condições de anonimato, relações impessoais e controle indireto." (WIRTH, 1967)

"A cidade é uma obra coletiva que desafia a natureza." O termo "coletiva" denota o resultado da ação de "todos" indivíduos, habitantes. (ROLNIK, 1994.)

"Cidade é: conjunto de qualidades formais do ambiente." (BENEVOLO, 1984)

"é uma estrutura no espaço perceptível somente ao longo dos anos e em seqüências que são mudadas de acordo com o período e as pessoas que as percebem." (MARQUES, 1991. p.9)

• "A cidade é um fato histórico, geográfico e, acima de tudo, social" (FERRARI, 1977)

• "A cidade pode ser definida como um aglomerado humano exercendo atividades diferenciadas num espaço também diferenciado" (SERRA, 1987)

• "um núcleo relativamente grande e denso e permanente de indivíduos socialmente heterogêneos" (apud SERRA, 1987).

"cidade é a organização da sociedade concentrada e indicada como situação física desta sociedade". (BENEVOLO, 1984)

• "em primeiro lugar, sede da mais alta divisão econômica do trabalho" (SERRA, 1987)

• "A cidade moderna é uma conveniência do comércio" (SERRA, 1987)

"São fluxos de mercadorias, pessoas e capital em ritmo cada vez mais acelerado." (ROLN1K, 1994)

• "a forma e o símbolo de uma relação social integrada" (SERRA, 1987)

"... desde sua origem cidade significa, ao mesmo tempo, uma maneira de organizar o território e uma relação política. "(ROLNIK, 1994, p. 21)

Ou, finalmente, definições que percebem os vários viéis de complexidade da cidade:

• "não existe uma definição universal ainda... uma área urbana seria a nucleação de assentamento no qual a grande maioria da população não é empregada" (SERRA, 1987)

"... existem várias formas de lê-la. Por isso, economistas, sociólogos, antropólogos, filósofos e poetas tem diferentes razões para escrever sobre ela." (ROLNIK, 1994, p. 85)

"Atualmente, a definição do espaço urbano concentra-se já em uma série de características essenciais do mesmo - como sua natureza simultaneamente física e social, ou como sua historicidade responsável pela indissolubilidade da relação espaço - tempo." (FARRET, 1985)

Cidade é um termo polissêmico que de lato denota sua complexidade real. Vários sentidos são conotados à cidade, dependendo deste ou daquele valor ou repertório do autor. Assumimos uma definição mais ampla colocada por SERRA, onde: “são quatro as necessidades básicas dos indivíduos: produção, consumo, troca e gestão. A cidade é o espaço que serve à realização dessas necessidades."

In: FURTADO, Bernardo. A cidade, seus agentes e o transporte coletivo em Belo Horizonte. Departamento de Urbanismo. Escola de Arquitetura UFMG (monografia) 1997, p. 22-23.

Nenhum comentário: