O projeto da Nova Rodoviária no bairro Calafate, na região Oeste, foi debatido, hoje, na Câmara Municipal de BH. “Há muito tempo está sendo estudada a possibilidade de transferir o terminal rodoviário do hipercentro para a região. O Calafate é o local mais propício, porque tem acesso direto com a via expressa e o anel rodoviário”, explicou o coordenador do projeto, Ricardo Lote, em audiência pública nesta segunda-feira, dia 20, da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.
fonte: Câmara Municipal de Belo Horizonte
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A construção de um novo terminal rodoviário em Belo Horizonte será o tema de reunião com convidados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nessa terça-feira (10/4/07), às 14h30. Solicitada pelo deputado Gustavo Valadares (DEM), a reunião acontecerá no Auditório da Assembléia. Segundo o parlamentar, o objetivo é avaliar os impactos da transferência da rodoviária para o bairro Calafate, conforme projeto defendido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
O deputado Gustavo Valadares defende a necessidade de se transferir o terminal rodoviário, hoje localizado no Centro da cidade, mas diz que há dúvidas sobre a conveniência do local escolhido, o bairro Calafate. O temor do parlamentar é que haja um acúmulo de tráfego na região, que hoje já apresenta um fluxo intenso de veículos. A reunião, segundo ele, será uma oportunidade para todos os órgãos envolvidos divulgarem suas avaliações e estudos sobre o assunto.
Estão convidados a participar da reunião o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Belo horizonte, vereador Totó Teixeira; o representante da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, Lindemberg Ribeiro Garcia; o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze; e o presidente da Associação Comunitária Prado-Calafate, José Renato Barbosa Lopes.
fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
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Os graves problemas de congestionamento do hipercentro de Belo Horizonte, onde já circulam 1 milhão de veículos, levaram à proposta de construção de uma nova rodoviária, nos terrenos que ficam entre a Via Expressa e as avenidas Tereza Cristina e Silva Lobo. Esse foi o tema da audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, realizada na tarde desta terça-feira (10/4/07), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
O autor do requerimento da audiência é também o presidente da Comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM), que discorda da solução apontada. Segundo ele, "a Prefeitura estaria apenas transferindo o gargalo para os bairros Calafate, Prado e Padre Eustáquio, despreparados para receber o novo volume de tráfego". Valadares sugere que a melhor solução seriam várias rodoviárias regionais, localizadas próximas às principais saídas da cidade, como as de Brasília, Rio de Janeiro e Vitória.
O anteprojeto da nova rodoviária, aprovado pelo DER-MG, custaria R$ 35 milhões em investimentos de empresários, que em troca teriam a concessão de operação por 30 anos. O terreno de 75 mil m² pertence em parte ao Sesi/Fiemg, a particulares e ao governo de Minas. Haveria aumento da capacidade em relação ao terminal atual, que atende em média 35 mil pessoas por dia, para 52 mil. O anteprojeto prevê 100 lojas e 380 vagas de estacionamento. Não há previsão de desativação do atual terminal. O deputado Gustavo Valadares critica o prazo previsto para início de operação, que seria o final de 2008. Segundo ele, não há condições de fazer essa previsão, já que nada foi feito até agora.
fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
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