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terça-feira, 17 de abril de 2007

Nova Rodoviária

Tal medida será válida ou não? O Calafate é a melhor opção? Abaixo algumas notícias.

O projeto da Nova Rodoviária no bairro Calafate, na região Oeste, foi debatido, hoje, na Câmara Municipal de BH. “Há muito tempo está sendo estudada a possibilidade de transferir o terminal rodoviário do hipercentro para a região. O Calafate é o local mais propício, porque tem acesso direto com a via expressa e o anel rodoviário”, explicou o coordenador do projeto, Ricardo Lote, em audiência pública nesta segunda-feira, dia 20, da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.

O projeto recebeu licença prévia do Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), para que seja feita a avaliação na área, buscar empreendedores, além de outros elementos que necessitam de análise.


Etapas

Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ricardo Mendanha, “o projeto passará por muitas etapas para ser implantado. Antes disso acontecer, todos os problemas relacionados ao trânsito e ao remanejamento dos moradores terão que ser solucionados”.

A Nova Rodoviária será construída próximo à estação de metrô do Calafate. Terá duas plataformas, as áreas de embarque e desembarque, ao contrário da rodoviária do centro, que são juntas. O estacionamento dos veículos será na cobertura do local com uma rampa externa para o acesso. Cerca de 60 táxis terão estacionamento próprio no novo terminal.

“Não teremos grande volume de ônibus, ao contrário do que acontece hoje nas proximidades. Atualmente, com exceção dos veículos de Vitória, todos os outros interestaduais passam pela região, representando 80% dos ônibus de viagem”, afirmou Mendanha.

O presidente da Vila Calafate e Amizade na Região Oeste, Lafaete Praga, declarou: “A vila tem cerca de 600 famílias e não fomos informados sobre a obra. Precisamos de assessoria jurídica para sabermos como será feito o processo de remanejamento. A comunidade está parada, não podemos reformar a nossa casa, por exemplo, porque não sabemos se iremos sair da região”.

A gerente de Projetos da Regional Oeste, Denise Alvarenga, explicou que a regional e a Urbel estão à disposição para esclarecer as dúvidas dos moradores. O vereador Anselmo José Domingos (PTC), que solicitou a audiência pública, explicou que “o debate tem como objetivo saber a estrutura do projeto, além de fornecer mais informações às comunidades”.

O presidente da Comissão, vereador Preto (PFL), explicou que os vereadores irão acompanhar os próximos passos do projeto. O valor do projeto está estimado em R$ 35 milhões.

fonte: Câmara Municipal de Belo Horizonte

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A construção de um novo terminal rodoviário em Belo Horizonte será o tema de reunião com convidados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nessa terça-feira (10/4/07), às 14h30. Solicitada pelo deputado Gustavo Valadares (DEM), a reunião acontecerá no Auditório da Assembléia. Segundo o parlamentar, o objetivo é avaliar os impactos da transferência da rodoviária para o bairro Calafate, conforme projeto defendido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O deputado Gustavo Valadares defende a necessidade de se transferir o terminal rodoviário, hoje localizado no Centro da cidade, mas diz que há dúvidas sobre a conveniência do local escolhido, o bairro Calafate. O temor do parlamentar é que haja um acúmulo de tráfego na região, que hoje já apresenta um fluxo intenso de veículos. A reunião, segundo ele, será uma oportunidade para todos os órgãos envolvidos divulgarem suas avaliações e estudos sobre o assunto.

Estão convidados a participar da reunião o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Belo horizonte, vereador Totó Teixeira; o representante da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, Lindemberg Ribeiro Garcia; o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze; e o presidente da Associação Comunitária Prado-Calafate, José Renato Barbosa Lopes.

fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

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Os graves problemas de congestionamento do hipercentro de Belo Horizonte, onde já circulam 1 milhão de veículos, levaram à proposta de construção de uma nova rodoviária, nos terrenos que ficam entre a Via Expressa e as avenidas Tereza Cristina e Silva Lobo. Esse foi o tema da audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, realizada na tarde desta terça-feira (10/4/07), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

O autor do requerimento da audiência é também o presidente da Comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM), que discorda da solução apontada. Segundo ele, "a Prefeitura estaria apenas transferindo o gargalo para os bairros Calafate, Prado e Padre Eustáquio, despreparados para receber o novo volume de tráfego". Valadares sugere que a melhor solução seriam várias rodoviárias regionais, localizadas próximas às principais saídas da cidade, como as de Brasília, Rio de Janeiro e Vitória.

O anteprojeto da nova rodoviária, aprovado pelo DER-MG, custaria R$ 35 milhões em investimentos de empresários, que em troca teriam a concessão de operação por 30 anos. O terreno de 75 mil m² pertence em parte ao Sesi/Fiemg, a particulares e ao governo de Minas. Haveria aumento da capacidade em relação ao terminal atual, que atende em média 35 mil pessoas por dia, para 52 mil. O anteprojeto prevê 100 lojas e 380 vagas de estacionamento. Não há previsão de desativação do atual terminal. O deputado Gustavo Valadares critica o prazo previsto para início de operação, que seria o final de 2008. Segundo ele, não há condições de fazer essa previsão, já que nada foi feito até agora.

fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais


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