Pesquisar no blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

20 Anos de Constituição Federal

Domingo, 5 de outubro de 2008, dia de eleições municipais, o país também comemora 20 anos de promulgação da Constituição Federal.

Com quase 100 artigos e mais de 50 emendas, temos o que comemorar?

Só para ficar nas eleições, compartilho essas migalhas do Migalhas.com:

"Se os habitantes da cidade são de bons costumes, creio que estão magnificamente defendidos. Plauto

De novo o paternalismo inoportuno. O TSE decidiu agora que os eleitores não poderão entrar na cabine de votação com celulares, máquinas fotográficas ou filmadoras. "Esta providência concretiza a vontade da Constituição, que é de assegurar o sigilo e o segredo do voto," disse o ministro Carlos Ayres Britto. Esqueceu-se, S. Exa., que o sigilo é para o leitor, que pode, muito bem, dizer em quem votou. Ou seja, ele pode violar seu próprio sigilo. A pergunta que fica é : vai ter mesário fazendo revista pessoal no eleitor ? Que tal um detector de metal, ou uma das agradáveis portas-giratórias de bancos ?

A propósito, seria tão bonito se no domingo, aniversário da Constituição, tivéssemos aquela festa nas ruas, com campanhas e tudo mais. Hoje, em dia, a pretexto de tornar o processo eleitoral mais não sei o quê, acabou-se com a festa democrática que enfeitava as cidades. E a papelada que era jogada nas ruas, coisa que durava um dia só, era um sinal de que a democracia pulsava. Hoje, dia de eleição parece dia de Finados. E aqui, entre um e outro, ficamos com Finados, pois visitar os mortos é a garantia de que estamos vivos." Errou na justificativa o Ministro.

Mas fazendo um gancho com a arquitetura, tem gente que é a favor de leis que regulem fachadas.

Quando há muitas leis que regulam exarcebadamente a vida, é sinal de que os cidadãos desrespeitam acintosamente as leis.

Se respeitássemos ao menos os princípios, não necessitaríamos tanto de leis.

Nenhum comentário: