Pesquisar no blog

sábado, 25 de outubro de 2008

Recuperação de córregos canalizados

Entre os dias 8 e 10 de setembro de 2008, ocorreu em Belo Horizonte o 1º Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios.

Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Projeto Manuelzão da UFMG, o seminário contou com a participação do urbanista Keeyeon Keith Hwang.

Hwang foi o responsável pelo projeto de revitalização do córrego Cheonggyecheon localizado no centro da capital da Córea do Sul, Seul, em 1999. O filme abaixo mostra como foi a revitalização.

Em entrevista concedida ao Projeto Manuelzão, Hwang afirma que teve apoio de mais de 80% da população e que foram apresentados estudos sócio econômicos para a realização da obra. Tais estudos foram necessários não só por ser uma determinação legal, mas também para apontar uma solução aos comerciantes que teriam que fechar as lojas definitivamente.

Segundo o urbanista, depois de pronta a revitalização do córrego, constatou-se que a qualidade do ar da região aumentou, o trânsito melhorou consideravelmente e água tratada permitiu a retomada de organismos aquáticos. Além do fato de que a temperatura na região do córrego diminuiu 3º C.

Ainda bem que esse Seminário ocorreu em Belo Horizonte, onde recentemente cobriram o Rio Arrudas e construiram quase 10 viadutos. Visite a "Linha Verde" para ver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, você comentou sobre isso e acabei por postar algo sobre "mais ou menos" o mesmo tema...

Abraços