“Outro motivo que deve nos encorajar a nos aplicarmos nos estudos é a utilidade que deles pode desfrutar a sociedade de que fazemos parte, pois podemos acrescentar novas comodidades às muitas de que desfrutamos.”(Montesquieu) - "A Terra vai recuperar o equilíbrio sozinha, mesmo que demore milhões de anos. O que está em risco realmente é a civilização."(Lovelock)
Pesquisar no blog
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Maquete de açucar
"Um escultor usou 11.256 cubos de açúcar para fazer uma maquete de um prédio de apartamentos que deverá ser construído em Belfast, na Irlanda do Norte.
O artista irlandês Brendan Jamison criou a maquete do prédio de 14 andares, projetado por um escritório de arquitetura.
O modelo foi baseado em um projeto original produzido pela empresa Gregory Architects, e a construção do prédio será concluída em 2011". Fonte G1.
Percebe-se que há um investimento no ser humano. Ainda que uns pensem ser inútil uma maquete de açucar. Mas na era digital, onde tudo é bonito mas igual, real mas hermético e nada inovador, criativo e personalizado, uma maquete inusitada de açucar é um ode à capacidade humana de criar e experimentar.
É o que falta no Brasil. Alguns arquitetos, como o Lelé, chamam a atenção para o quase inexistente investimento em arquitetura.
Espero que os arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron, em que pese as polêmicas (se houve equívocos que não se repitam) deêm uma refrescada e uma mudada de paradigma nesse tipo investimento, valorizando, dessa forma, o profissional de arquitetura e urbanismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário