Pesquisar no blog

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Crescimento urbano em debate


EM: "Região com grande potencial de crescimento populacional e econômico, o Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte ganhou um diagnóstico com detalhamento dos problemas que ameaçam seu desenvolvimento e medidas a serem adotadas nos próximos anos para evitar o avanço desordenado da região. O estudo inicial do Programa de Ações Estratégicas do Vetor Sul é o ponto de partida das discussões do seminário promovido hoje , dia 15/04/2009, pelo Instituto Horizontes, organização sem fins lucrativos mantida por setores da indústria e do comércio. O encontro reunirá representantes do poder público, empresas e moradores para discutir as ações de planejamento da área que une 10 cidades da Grande BH.

Pelo menos 80 mil pessoas mudaram-se para os 87 loteamentos e casas da Região Centro-Sul de BH, Nova Lima, Brumadinho, Rio Acima, Moeda, entre outras cidades, nos últimos 10 anos, de acordo com o diagnóstico. Se a tendência de crescimento se mantiver e os novos empreendimentos previstos para a área vingarem, a população emergente chegará a 180 mil pessoas. "O crescimento desordenado pode causar grande prejuízo e provocar sequelas de difícil solução. A área que tem o potencial de qualificar a vida na metrópole acabará vivenciando justamente o contrário", alerta o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Horizontes, Teodomiro Diniz Camargos, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)."

Espero que não concluam ser necessário a construção de um ou vários muros.

Essa região é importante, pois vários lençois freáticos que abastecem a Grande BH encontram-se ali. Sem falar que é pelo Vertor Sul que entram os ventos em Belo Horizonte. É o "respiradouro" da cidade.

É uma iniciativa válida e espero que outros debates como esse ocorram, como por exemplo, um debate sobre a questão das ocupações irregulares em vilas e favelas.

Nenhum comentário: