Pesquisar no blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Revitalização da Feira da Torre


Dessa vez Oscar Niemeyer não tem nada com isso. A polêmica da vez envolvendo Brasília, noticiada por Pedro Palazzo, em seu site, é a "Revitalização da Feira da Torre".

Segundo pude apurar, existe um projeto de revitalização da feira da torre que inclui boxes permanentes, cobertura retrátil, a transformação do aglomerado de barracas de comida numa praça de alimentação e novos banheiros. O autor do projeto é o arquiteto Narton Melo Santos.

Pedro Pallazo afirma que a revitalização requer mais debates e conhecimento do público em geral e que a "discussão deve esquentar nas próximas semanas à medida que começar a cair a ficha das centenas de projetos públicos importantes que caíram, discretamente, na mão de arquitetos próximos ao atual governo e ao seu mentor urbano espiritual, o ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner".

Além disso, não se sabe muito sobre o projeto; se arquiteturalmente é bem resolvido e tudo o mais. Será essa revitalização um simulacro de um shopping na rua? Que por sua vez simula a rua? Sobre isso, sugiro os textos "Ente a casa e a rua" e "O que é uma cidade?".

A propósito, quem aparece na foto é o empresário da construção civil e vice-Governador do Distrito Federal, Paulo Octávio.

Nenhum comentário: