Pesquisar no blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Onda Universitária foi um grande sucesso


A foto acima é da mesa redonda que participei com a Cláudia Pires, Presidente do IAB/MG e com o arquiteto e historiador Tiago Castelo Branco, cujo trabalho final de graduação está concorrendo ao Prêmio Opera Prima desse ano e mediada pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAC, Renata Filippetto. Depois, falo mais sobre a mesa redonda
--------------------------------
Durante os dias 04, 05 e 06 de maio de 2010 a Onda Universitária envolveu a comunidade acadêmica junto ao mercado de trabalho, na UNIPAC no Campus Bom Despacho.

A Onda Universitária tem como objetivo levar conhecimento aos alunos em sua área de atuação além de promover a interação com profissionais que atuam no mercado de trabalho e contribuir para a formação holística da comunidade acadêmica.

O evento contou com uma programação completa, tais como mini-cursos, mesas redondas, workshops e várias atividades de extensão. O evento é anual e já existe em sua quarta edição. A cada ano são feitas inovações buscando sempre a satisfação do nosso aluno. O evento compreende várias ações que se dividem em três focos.

O primeiro trata da sintonia com o mercado de trabalho em que são oferecidos mini-cursos, palestras, mesas-redondas, exposições de stands dos parceiros e campos de estágio conveniados em que o aluno e o professor podem atualizar conhecimentos, gerar novos interesses, estabelecer networking e desenvolver a interdisciplinaridade.

O segundo cuida do estímulo à iniciação científica, em que professores e alunos publicam os resultados de suas pesquisas e estudos, discutem e socializam com a comunidade novos saberes, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento socio-econômico da região centro-oeste de Minas Gerais. São apresentados em forma de Pôsteres e Comunicações Orais e ou demonstrações de resultados, como ocorreu este ano com os alunos dos Cursos de Engenharia de Telecomunicações com o trabalho de inovações tecnológicas e os alunos do Curso de Engenharia Produção Civil com o trabalho de Pontes que despertou o interesse de muitos participantes e teve grande repercussão na mídia regional.

No terceiro aspecto, as ações foram voltadas para a arte e a cultura, visando criar um ambiente acadêmico e principalmente a formação cultural de nossos alunos, professores e comunidade regional, uma vez que o evento foi aberto à comunidade. Em 2010, a apresentação cultural ficou por conta do Grupo de Dança Primeiro Ato com o espetáculo "Aqui não é Gothan City"; apresentação dos alunos do Curso de Pedagogia do número artístico de música para surdos e mudos e ainda som mecânico com músicas da MPB para descontração do ambiente.

Em números, a Onda 2010 apresentou os resultados:
240 palestras, mesas-redondas e mini-cursos dos mais diversos temas;
 73 apresentações de comunicações orais;
107 apresentações de pôsteres;
12 Stands de parceiros e campos de estágio conveniados;
40 empresários participaram do café empresarial com Waldez Ludvig;
10 mil inscrições de alunos nos eventos.

De acordo com a diretora geral da UNIPAC Bom Despacho, Débora Guerra, “O feedback dos alunos nos últimos eventos tem sido positivo, já que eles têm acesso a grupos culturais de renome, ouvem palestrantes e contam com a presença de empresários importantes e com representatividade no Brasil e conhecem mais sobre as empresas da região, além de poder apresentar seus trabalhos através de comunicação oral ou pôsteres. Tudo isso faz com que os alunos vejam, neste evento, um dos diferenciais da UNIPAC. Na Onda, o aluno tem a possibilidade de aprender além do ambiente de sala de aula”, explica Débora Guerra.

Para a Vice-Diretora acadêmica Samira Maria Araújo, foi realmente uma Onda que tomou conta de nossa Universidade e envolveu alunos, ex-alunos, professores, funcionários e comunidade da região centro-oeste de Minas.

O coordenador do curso de Direito, Mozart Foschete da Silva comentou que a cada ano a UNIPAC está se superando, tanto em variedade de eventos como em organização. Os alunos estão mais entusiasmados com os eventos e todos os funcionários engajados.

A coordenadora do curso de Arquitetura, Renata Filippetto Oliveira, disse que a Onda Universitária permite que os alunos comecem vivenciar e refletir sobre a profissão, principalmente no que tange questões atuais e ao mercado, além da integração que existe entre eles durante a Onda Universitária.

A aluna do 10º Período de Direito, Emanuela Assunção, gostou muito do evento e comentou que as palestras ficaram bem distribuídas em relação aos anos anteriores, “isso mostra que a cada ano a organização do evento melhora, percebi a qualidade dos profissionais e temas apresentados, vejo a Onda como um evento que desperta o aluno para o que é o mercado de trabalho e assim, preparar-nos, ainda mais para sermos bons profissionais”.

As alunas do 9º período de Enfermagem, Carina Augusta Melgaço e Rafaela Gonçalves Machado disseram que o evento é de excelente qualidade. “Os trabalhos de comunicação oral e pôsters são excelentes, pois abre espaço para que o aluno apresente seu trabalho para os alunos e professores. A cada ano a organização está melhor.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIPAC

Nenhum comentário: