Pesquisar no blog

sábado, 24 de abril de 2010

ONDA UNIVERSITÁRIA

Onda Universitária - Mesa-Redonda

Expansão urbana: impactos dos loteamentos de alto padrão na região de Bom Despacho

Atenção: As inscrições devem ser realizadas no Portal UNIPAC, no ícone Onda Universitária

Código: 16

Datas de Realização: 06/05/2010 - 21h às 22h30

O padrão de urbanização brasileiro imprimiu às metrópoles pelo menos duas fortes características associadas ao modo predominante de \"fazer cidade\": apresentam componentes de \"insustentabilidade\" vinculados aos processos de expansão e transformação urbana e proporcionam baixa qualidade de vida a parcelas significativas da população.

Os efeitos da rápida expansão e globalização dos modernos empreendimentos imobiliários que delimitam privativamente o espaço urbano, e que se caracterizam por dispor de serviços e equipamentos coletivos geridos de modo privado, com restrição de acesso que, via de regra, é controlado e delimitado por valas, muros ou outros elementos restritivos à circulação e acesso. As características desse modelo residencial correspondem de fato àquelas tendências mais gerais que caracterizam hoje o fenômeno urbano: a privatização, a fragmentação urbana e o parque-temático ou produção de espaços de simulação. Esse fenômeno, antes concentrado no vetor Sul de Belo Horizonte, está patente em outras regiões próximas à capital, como na cidade Araújos.

Local: Prédio 2 - Sala 804 (45)

Carga Horária: 2 hora(s)

Investimento Aluno: Gratuito

Ementa/Objetivo: Analisar impactos urbanos e ambientais dos loteamentos de alto padrão na região do município de Araújos.

Público-Alvo: Estudantes de arquitetura e demais interessados

Instrutor: Marco Antonio Borges

Credenciais do Instrutor: Jurista e urbanista

Nenhum comentário: