Pesquisar no blog

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Grandes empreendimentos com finalidades específicas

"Cemig vende vila residencial na divisa de Minas com São Paulo11/10/2006 - Globominas.com

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) colocou à venda, nesta quarta-feira, a vila residencial da Usina Hidrelétrica de Jaguará, em Sacramento, divisa de Minas Gerais e São Paulo. O edital de concorrência foi publicado nos jornais regionais e de grande circulação, além do site da companhia.

A vila tem 70 residências, casa de visitas, templo ecumênico, hotel, restaurante, clube, campo de futebol, centro comercial com seis lojas, grupo escolar, ambulatório, lavanderia, dois prédios administrativos, aeroporto e estradas asfaltadas. Ao todo, são 238,89 hectares.

A vila foi construída na década de 60 para abrigar empregados que trabalhavam na Hidrelétrica de Jaguará. Com o desenvolvimento da região, os funcionários se mudaram para as cidades e o local ficou ocioso.

O processo de venda da vila será feito por concorrência. Os interessados devem enviar propostas para a Cemig em carta fechada, até as 18h do dia 13 de dezembro de 2006. Até o fim deste prazo, os proponentes poderão solicitar visitas ao terreno que está sendo vendido."
Até que ponto empreendimentos como esse, - em que pese a época da construção - são planejados e projetados para que tenham longevidade e sejam apropriados adequadamente, respeitando as ecologias existentes. Um exemplo disso é a Vila Olímpica do PAN no Rio (quem souber mais informações, pode contribuir).
A final de contas, a propriedade deve respeitar o Princípio da Função Social, isto é, mínimo de ociosidade.
Que falta fazem um Plano Diretor e um Arquiteto Urbanista...

Nenhum comentário: